Seguidores

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Um Clamor Pela Unidade Cristã


Esta semana o Pr. Marcos Feliciano publicou em seu blog um artigo denominado “Chega de futilidade, cadê nossos pensadores?” o artigo repercutiu nos site e blogs voltados para o público evangélico, não estou aqui para fazer uma crítica ao artigo em questão, pois creio fielmente que o conhecimento é essencial a qualquer um que queira seguir a Cristo e que a falta de pensadores no meio Cristão realmente é um problema (medite em Oséias 4). Porém creio que há um problema maior que deve ser muito mais discutido em nosso, a falta de unidade entre os “evangélicos”, “crentes”, “cristãos”, ou seja, lá o termo que você prefira usar, eu gosto do termo discípulo. A falta de unidade leva a falta de credibilidade da pessoa de Cristo. 


No Evangelho segundo João no capitulo 17, versículos 20 e 21 está escrito: “E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” Ou seja, quando há divisão fica mais difícil do mundo crê que Deus enviou seu filho Jesus para nos salvar.

Antes de falar sobre unidade é interessante pensarmos por que desta divisão no meio evangélico. Afirmei acima que prefiro o termo discípulo ao fazer referências aqueles que procuram servir a Deus, tendo em vista que o discípulo não nasce da noite para o dia, ou por repetir uma oração de arrependimento, derramar algumas lágrimas e afirmar que aceita Jesus como seu Senhor e Salvador. Não! Só isto não basta! O discipulado leva tempo e consiste em seguir o Mestre, seguir seus passos, ensinamentos, suas virtudes e convicções.

Um dos maiores problemas da igreja atual no Brasil é que os templos evangélicos estão lotados de convertidos, mas poucos são os que se aplicam no discipulado. Ser um discípulo de Cristo é por em prática seus ensinamentos e estar em comunhão com Deus e com os demais discípulos, assim foi com a Igreja Primitiva que revolucionou o mundo da época. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.” Atos 2:42-44. “E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho.” Atos 19:23. “E, sendo já dia, houve não pouco alvoroço entre os soldados sobre o que seria feito de Pedro.” Atos 12:18.

Nós enquanto Igreja de Cristo teríamos mais resultados em todas as áreas humanas se nos voltássemos a Doutrina de Cristo, a comunhão, as necessidades dos outros e principalmente a oração.

Conhecimento sem unção não gera transformação. A Igreja no Brasil não obtém maiores resultado pela falta de união e comunhão com Deus, pela religiosidade, pela “guerra denominacional” e por causa de alguns falsos pregadores e “artistas gospel” que estão na mídia em busca de fama e dinheiro.

Muitos dos que se denominam evangélicos e estão nas atuais mídias usam este espaço para defender sua denominação, para vender produtos, para promover um evangelho humanista onde Deus está a serviço do homem, onde curas e prosperidade material e financeira tomaram o lugar da Salvação, muitas mensagem nem sequer falam do plano Redentor de nosso Senhor Jesus Cristo. Evangelho sem cruz não é evangelho. O Pr. Paul Washer em um de seus artigos levanta a seguinte questão: “Dar importância ao pecado já não é uma preocupação na maioria das comunidades evangélicas. Parece até haver um esforço consciente para negativa e destrutiva. Parece que hesitamos na exposição do pecado do pecador mesmo sendo esta uma das principais obras do Espírito Santo. De acordo com o Senhor Jesus Cristo, o Espírito Santo foi enviado para o mundo para convencer os homens de pecado, justiça e juízo. Trazer o pecado à luz e pressionar o pecador ao arrependimento é uma das Suas principais obras. Não deveríamos nós, enquanto ministros do Evangelho, ter o mesmo objetivo?“

Vemos que muitos têm perdido o foco número um da vida cristã que é anunciar o Salvador, pois só há unidade onde há verdadeiramente pessoas que entenderam a redenção em Cristo, por este motivo temos um grande desafio, muitos que estão dentro dos templos evangélicos tem uma falsa concepção de Deus, eles criaram um deus que está ali a para servir aos seus problemas e interesses pessoais, não entende que Jesus já não nos chama mais de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas que Jesus tem nos chamado de amigos, porque tudo quanto Ele ouviu de Deus eles fez conhecer a nós (João 15:15). Amigos se relacionam, por não se relacionarem com Deus, muitos não se relacionam com próximo e travam a guerra do “eu sou mais santo”, “da minha igreja é que é a certa”, entre tantas outras.

Nosso principal empenho hoje deve ser a busca de unidade, comece hoje a ter uma visão diferente do mundo, comece a transformação em sua mente, busque primeiro ser um discípulo, seja como o jovem Timóteo “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.” (2 Timóteo 2:1-2)

Pois Jesus “mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à UNIDADE DA FÉ, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. PARA QUE NÃO SEJAMOS MAIS MENINOS INCONSTANTES, LEVADOS EM RODA POR TODO O VENTO DE DOUTRINA, PELO ENGANO DOS HOMENS QUE COM ASTÚCIA ENGANAM FRAUDULOSAMENTE.” – Efésios 4:11-14. (Grifo do autor).


Por isto vemos que hoje temos muitos meninos dentro dos templos evangélicos, meninos que são levados pela última moda, método ou movimento doutrinário que estão mais pautados em áreas do conhecimento e experiência humana do que na Palavra de Deus.

A união da Igreja gera transformação em todas as áreas humanas, pesquise sobre o que aconteceu nas Ilhas Fiji, tudo começou com a oração, comece a orar hoje pela unidade dos evangélicos de seu bairro, de sua cidade, estado, do Brasil e em toda terra. Comece a orar por mais discípulos. Assim o próprio Deus vai levantar pessoas capacitadas, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, doutores, políticos, médicos, atletas, artistas, músicos, pensadores, etc. que irão fazer a diferença em nossa nação e no mundo.

O poder da unidade é tão interessante que até para o aparecimento do anticristo será necessário uma unidade maligna. “Porque Deus tem posto em seus corações, que cumpram o seu intento, e tenham UMA MESMA IDÉIA, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.” – Apocalipse 17:17. (grifo do autor)

Que Deus possa gerar em nossos corações o Espírito de Unidade, comece a clamar hoje pela unidade do Povo de Deus.

“Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.” – Mateus 18:19.
Em Cristo.

Daniel Alves, 25 anos, casado. Trabalho com jovens e adolescentes na Igreja Batista Água Viva em Caxambu no Sul de Minas.
Facebook: http://www.facebook.com/DanielAlvesCaxambu

Fonte: Gospel +




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...